segunda-feira, 15 de agosto de 2011

  Começarei falando da minha escolha: Yamaha HS50. Chegaram pra mim há poucas semanas, portanto acho que ainda não acostumei totalmente com o som dos mesmos, mesmo já havendo uma boa adaptação da minha parte. Minha primeira impressão foi um pouco diferente do que esperava, mas logo depois fiquei apaixonado nesses monitores que possuem um ótimo custo x benefício. No começo achei agudo demais, mas deduzi que isso era um acontecimento óbvio, pelo fato deles possuírem ótimos tweeters e eu estar acostumado a escutar música em aparelhos que mascaram o 'brilho' e deixavam sobrar grave (famoso Mini system). Então esse agudo que sobrava para meus ouvidos nada mais era do que o 'brilho' que faltava quando escutava em aparelhos 'mentirosos'. Tive uma rápida adaptação ao monitor e recomendo a aquisição de um ou até um modelo mais sofisticado, como o HS80 ou o famosíssimo NS10 (não conheço ambos, apenas interpreto-os como uma melhor versão do HS50).
  Trazendo esse assunto para algo mais abrangente, ou seja, os monitores em si e não especificamente o HS50, devemos (se houver chance, o que não houve no meu caso) esperimenta-los e testa-los para já conhecermos melhor o produto. Podemos fazer isso com algum conhecido que possua algum modelo que você pense em adquirir ou até indo até uma loja testar (o que acho muito difícil). Mas como isso pode não ser possível, recomendo pesquisar o máximo sobre o modelo na internet, revistas ou com algum conhecido que conheça e já testou.
  Após tal pesquisa devemos definir quanto poderemos gastar. No meu caso não podia gastar muito, o HS80/NS10 pesariam muito no orçamento, pelo fato de eu querer adquirir um Sennheiser MD421, um Pré amp de qualidade com 2 canais talvez (ainda em pesquisa e mais tarde postarei sobre esta aquisição no blog) e um Amplificador Valvulado. Portanto busquei opções que me pareceram boas e não pesariam no meu orçamento.
  Um ponto que muitos costumam errar, ao meu ver, é querer economizar o máximo nos monitores e gastar todo resto num mic/interface de primeira linha. Claro que não é um erro comprar equipamentos de alta qualidade, mas sim economizar na compra dos monitores, pois isso vai gerar um grande transtorno na hora da mixagem. @OFF: De que adianta ter bons equipamentos e não saber administra-los na hora da mix ? né. Então sugiro que revejam esse erro na hora da compra. (é preferível que se tenha um 'equilíbrio' em relação aos equipamentos, e digo mais, é bom que haja até algo a mais para os monitores.)
  Concluímos que monitores são importantíssimos em nossos home-studios e devemos sim nos preocuparmos com eles e investir corretamente nos mesmos. Portanto, se você ainda não pode comprar um que tenha qualidade e seja 'em conta' (geralmente acima de 1200 o par) espere, não seja precipitado em comprar um par 'mentiroso' de 500~800 reais, que ele CERTAMENTE te trará problemas no futuro, e monitores são equipamentos que não trocamos a cada ano, a maioria deve ser pra vida toda.

0 comentários: